P:.Alguma vez imaginou que a Hello Kitty iria ter tanto sucesso a nível mundial?
R:."De todo. Quando comecei nem sequer sabia se iria vender no Japão. Disseram-me que a Hello Kitty era apenas para crianças e que os ocidentais não iriam aderir à moda."
P:.Porque é que a Hello Kitty não tem boca?
R:."A Hello Kitty tem uma cara sem expressão. Desta forma, quando as pessoas olham para ela, projectam os seus próprios sentimentos na gatinha. A Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes e triste quando estão tristes. Não quisemos que ela estivesse ligada a qualquer emoção e é por isso que não tem boca."
P:.Porque é que atribuíram nacionalidade londrina à Hello Kitty e não de qualquer sítio do Japão?
R:."Quando a Hello Kitty foi criada, muitas raparigas no Japão tinham lido a Alice no País das Maravilhas e adoravam a Inglaterra. Para além disso, havia muitas outras personagens da Sanrio que era suposto terem nascido nos EUA e portanto a Kitty nasceu em Londres, de forma a diferenciá-la."
P:.Como é que continua a inovar, sem perder a essência da Hello Kitty?
R:."As modas são a chave - que cores e padrões estão em voga. Se as rosas estão na moda, então penso em designs com rosas. Eu tenho de estar apta para prever mais ou menos o que virá."
P:.Porque é que há tantos adultos que adoram a Hello Kitty?
R:."Por todo o mundo, as pessoas normalmente dizem que quando eram mais novas não podiam comprar artigos Hello Kitty, e por isso começaram a fazê-lo na idade adulta e com o seu próprio dinheiro. Não é como se de repente tivessem descoberto a Hello Kitty."
P:.Pensa num público mundial quando desenha as colecções?
R:."No passado, costumava desenhar apenas para fãs japonesas. Mas ultimamente tenho desenhado para fãs da Hello Kitty na generalidade. Não penso muito acerca da sua nacionalidade como penso se ficarão deliciadas se eu fizer este ou aquele design."
P:.Qual é o seu design preferido, de todos os que já desenhou?
R:."As colecções de 1994-1996 com a cara da gatinha, que desencadearam um verdadeiro boom. Até aí, a Kitty tinha sido sempre desenhada para crianças e eu andava apenas com autocolantes da Hello Kitty, porque era a sua designer. Mas na verdade cheguei a comprar até 20 artigos da série "Face", cinco para mim mesma e o resto para amigas minhas, porque sabia que a partir daí ninguém iria dizer-me que a Hello Kitty era apenas para crianças."
P:.Há algum objecto onde nunca iremos ver a Hello Kitty estampada?
R:."Facas. O aumento de assassínios por armas brancas em Toquio fez-me ter ainda mais certeza de ter tomado a decisão acertada quanto à não produção de facas."
P:.O que é que a Hello Kitty estará a fazer daqui a 10 anos?
R:."Daqui a 10 anos, todas as pessoas no mundo a irão conhecer. Também o número de fãs femininos e masculinos será equitativo. Os homens que hoje ainda se mostram relutantes em serem vistos com artigos Kitty em público mas que talvez usam boxers Hello Kitty, eventualmente perderão a vergonha e passarão a mostrar a Kitty com orgulho."
P:.Que conselho dá aos jovens artistas?
R:."Interessem-se por coisas diferentes, procurando sempre ver e ouvir tudo. Uma pessoa que não tem múltiplos interesses limita-se a desenhar, mas nunca cria. Para criar, é preciso estar-se predisposto a receber todo o tipo de informações e ideias."
Entrevista original aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário